desenho-o-apanhador-no-campo-de-centeio

Já que nesta semana eu comentei sobre o livro que estou lendo, porque não fazer mais uma recomendação literária?

Por causa da aula de português tivemos que ler “O apanhador no campo de centeio” de JD Sallinger e por alguma razão eu sei que meu professor não nos mandou ler esse clássico da literatura americana por acaso.

O livro conta a história de Holden Caulfield um adolescente de 16 anos que resolve fugir de sua escola após descobrir que será expulso. Durante toda a sua caminhada por Nova York ele reflete sobre a sua vida, sobre o que ele fez  e o que ainda pretende fazer com a sua própria história.

Holden se revela um tipico adolescente e apesar do livro ter sido escrito em 1951, os jovens não mudaram absolutamente nada. Holden é imaturo, é irresponsável mas ainda assim quer ser tratado como adulto. No fundo ele é um hipócrita, e de certa forma é “mau carater”.

E isso realmente não foge a realidade, sempre tem um Holden no seu colégio, na sua casa, na sua rua, ou o ele pode ser até mesmo você. È íncrivel como JD Sallinger conseguiu introduzir essa idéia de que adolescente não é adulto na mente de uma sociedade tão conservadora como a americana nos anos 50.

Eu realmente recomendo o livro, é uma história que ronda nosso dia-a-dia, é tão comum e a linguagem tão cotidiana que você vai se identificar facilmente com várias passagens da história.

Anúncios