Tags

, ,

Ultimamente tenho pensado bastante em algumas postagens diferentes para o blog e como passo muito tempo lendo blogs de temas super variados, inevitavelmente acabo associando uma coisa com a outra e me inspirando nas coisas que vejo por aí. Dias desses, fazendo minha habitual visitinha ao Laço Cor de Rosa, me deparei com uma postagem super legal onde a autora da página fazia uma espécie de diário sobre a sua vida de universitária.

Como a faculdade é uma das partes mais importantes da minha vida fora do blog pensei que seria uma boa ideia trazer um pouquinho dessa minha realidade para o meu cantinho pessoal. Sendo assim, tentarei postar com certa regularidade, algumas coisas da minha rotina de estudante de psicologia. Provas, trabalhos, livros, debates… enfim, qualquer coisa que eu imagine ser interessante compartilhar por aqui. E para começar, assim como a Ana do Laço Cor de Rosa, farei uma “apresentação” das disciplinas que terei nesse terceiro semestre do curso de Psicologia.

large (1)

Por enquanto, só tive uma semana de aula, mas os cinco dias já foram mais do que suficientes para perceber que as coisas estão ficando cada vez mais especificas e complexas. Confesso que apesar do “sustinho” inicial com o conteúdo de algumas disciplinas, estou cada vez mais certa de que escolhi o curso certo, e obviamente, bastante ansiosa por todas as coisas que estão por vir:

Psicologia da Motivação e Emoção: Seguindo por uma linha cognitiva comportamental, essa disciplina é uma das mais interessantes desse semestre. Como o próprio nome sugere o tema principal são as emoções e a motivação por trás de cada uma delas. Medo, raiva, ciúme, tristeza, frustração… tudo será discutido e o que é melhor: além de entendermos um pouquinho sobre o que pode estar por trás dessas emoções, vamos aprender como lidar com cada uma delas e as consequências do excesso ou da “falta” de certas emoções.

Métodos de Observação em Psicologia: Saindo um pouquinho da teoria e abrindo as portas de realidade, essa disciplina fala um pouquinho sobre á área da pesquisa, discutindo questões que vão desde a ética nos métodos de observação até as técnicas de análise, registro e divulgação dos dados.

Teorias e Sistemas Psicológicos II: Essa é sem dúvidas, a disciplina que eu mais esperei. O motivo? Basicamente porque finalmente vamos nos aprofundar na linha de pensamento que eu mais simpatizo e me identifico: A Psicanálise. Lógico que todo estudante de psicologia entra no curso sabendo um pouquinho de Freud, Lacan, inconsciente, id, ego e superego, mas é nessa disciplina que finalmente teremos a oportunidade de conhecer a teoria com verdadeira profundidade.

Análise Experimental do Comportamento: Assim como Métodos de Observação, essa disciplina sai um pouco da teoria e se mostra a mais prática do semestre. É praticamente uma “aplicação” de tudo que vimos em Teorias e Sistemas Psicológicos I, quando estudamos outra linha de pensamento super influente na psicologia: o Behaviorismo. Sabe os experimentos de condicionamento, aversão e toda aquela história de estímulo e resposta? Pois então, é aqui que vamos descobrir como toda essa teoria funciona na prática.

Psicologia da Percepção: Sem dúvidas a que mais vai exigir dedicação. Usando e abusando dos nossos conhecimentos de neuroanatomia, química e física, a disciplina traça um verdadeiro estudo sobre a sensação e a percepção que apesar de estarem atreladas uma a outra, são tão diferentes que podem se afetar e distorcer a nossa “visão de mundo”. Basicamente o conflito entre mente e realidade.

Psicofisiologia: Outra disciplina que vai exigir uma atenção maior. Nessa matéria, vamos entender um pouco da fisiologia do sistema nervoso e os processos biológicos por trás dos comportamentos mais vitais para os seres humanos, como a motivação, a alimentação e a reprodução.

Bom, é isso. Seis disciplinas e um semestre longo e interessante pela frente! 🙂

Créditos da foto: We Heartit

