PRECES_E_MENTIRAS_1348589106P

Título Original: Prayers and Lies
Ano de Lançamento: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 366
Nota: 5/5

“Fiquei sentada ao lado dela, como se pudesse protegê-la de alguma forma simplesmente estando ali. Mas eu não podia proteger Reana Mae. Nem naquele momento nem nunca (…) Eu podia apenas amá-la, como sempre, e rezar para que aquilo fosse o suficiente

Tem coisa melhor que um livro te surpreender do começo ao fim? “Preces e Mentiras” é exatamente esse tipo de história. Lançado sem muito alarde e com uma sinopse que não prometia nada além do que já estávamos acostumados a ler em típicos “dramas familiares”, o livro de estreia da autora Sherri Wood Emmons simplesmente não conseguia sair da minha cabeça. É aquele tipo de história que você não quer que termine, mas também não consegue se segurar porque precisa “devorar” cada capítulo só para ter o gostinho de saber o que vai acontecer.

Narrada por Bethany Marie, a caçula de uma família de classe média que todo verão deixa Indianapolis rumo a pacata West Virginia’s Coal River Valley, a história começa bem no finzinho da década de 60 e segue a infância e boa parte da adolescência da protagonista, que diferente da mãe e das irmãs mais velhas anseia pelas férias em Coal River já que é naquelas modestas cabanas à beira rio que ela cria um forte laço de amizade com sua prima, Reana Mae.

Reana leva uma vida completamente diferente da melhor amiga. Filha do casal mais “escandaloso” da cidadezinha, a menina é constantemente negligenciada pela família e encontra em Bethany a irmã que nunca teve. Ambas vêem uma  na outra uma espécie de “válvula de escape” da solidão, e é justamente essa ligação forte entre as duas que dita os rumos da história, já que à medida em que elas crescem, a vida de uma acaba interferindo na vida da outra.

“Eu tinha sete anos, e Reana Mae, seis, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançavam juntas de tal forma que, ás vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha vida. Ás vezes, eu a odiava por isso. Mas na maior parte do tempo, eu a amava

“Preces e Mentiras” é um livro que fala sobre questões fortes como estupro, negligência, bipolaridade fanatismo religioso, mas também nos dá lições importantes sobre família e amor ao próximo. A amizade de Bethany e Reana, é sem dúvidas o centro de toda a história, mas um dos pontos mais altos do livro foi justamente a maneira como a autora conseguiu conduzir várias histórias paralelas que no fim estavam completamente ligadas à família das duas meninas. Mais interessante ainda é perceber que tudo nos é revelado sob a ótica de Bethany, que começa a história como uma ingênua menina de sete anos e termina como uma amadurecida mulher de trinta.

Inicialmente o título do livro pode parece esquisito, mas à medida que adentramos ao espírito da história percebemos o quanto a religião e as mentiras se fazem presente durante toda a narrativa. Coal River é uma típica cidade de interior onde toda a comunidade frequenta a mesma igreja e pratica seus votos com muita devoção. Ao mesmo tempo porém, aquelas mesmas pessoas aparentemente pacatas e tementes a Deus escondem um passado, uma história, um segredo guardado a sete chaves.

“Todos eles pareciam um bando de estranhos naquele verão. Todos haviam mudado. Todos tinham ido para um mundo que eu não conhecia… ou que não queria conhecer”

“Preces e Mentiras” é um livro extraordinário. Ter uma criança como narradora da história pode ser um pouco perigoso, mas Sherri Wood Emmons construiu tão bem os seus personagens, que é impossível não fluir junto com a narrativa que fica cada vez mais densa à medida em que as protagonistas crescem e revelam dramas cada vez mais complexos.

Sabe aquele livro que você termina e fica dias remoendo (e absorvendo) toda aquela história? “Preces e Mentiras” é exatamente isso. Uma história que me conquistou do começo a fim e que com toda certeza vale a pena investir!

