Não sei se isso é uma tag ou quem teve essa ideia um tanto quanto cruel, mas como gosto de brincadeirinhas que envolvam livros resolvi postar aqui no blog a minha resposta para a seguinte situação:

trêslivros

Bom como eu já disse é realmente cruel escolher três livros, mas depois de muito pensar eis a minha seleção:

1. O Morro dos Ventos Uivantes da Emily Brontë
Esse é de longe o livro que mais marcou a minha vida literária. Já perdi as contas de quantas vezes o li e provavelmente nunca vou saber ao certo, já que sempre tenho vontade de reler essa obra prima. “O Morro dos Ventos Uivantes” é uma história densa, cheia de sofrimento e personagens que não podem ser classificados nem como mocinhos, nem como vilões. Não sei explicar a relação que eu tenho com esse livro que sempre me desperta as mais variadas emoções. A única coisa que eu sei é que eu poderia tranquilamente passar a vida lendo e relendo essa história.

2. Repação do Ian McEwan
McEwan é um gênio. Quem ainda não leu algo desse cara realmente não sabe o que está perdendo. Aliás, “Reparação” é o auge do talento desse autor. Sabe aquele livro que tem uma narrativa extremamente original e uma história que vai sendo apresentada aos poucos até finalmente chegar num clímax incrível e terminar de uma maneira que muda completamente todo o panorama que você já tinha feito da trama ao longo da leitura? Enfim… “Reparação” não poderia estar fora dessa lista.

3. Orgulho e Preconceito da Jane Austen
Por fim, eu escolheria “Orgulho e Preconceito” que diferentemente das escolhas acima, é um livro leve e tem uma das protagonistas mais legais da face da terra. Sério, Jane Austen é uma das minhas escritoras favoritas e eu não poderia finalizar essa lista sem escolher um livro dela.

E vocês? Que livros escolheriam?

Foto: Leitores Anônimos

